quinta-feira, 3 de outubro de 2013

dicas para correr em grupo

Correr não tem de ser um desporto solitário.
Apesar de haver pessoas que preferem correr sozinhas, existem grandes benefícios em correr com outros. Mas para ter excelentes companheiros de corridas, você também tem de ser um excelente companheiro de corrida.
Aqui ficam algumas dicas para usufruir o melhor possível do seu tempo a correr acompanhado.

Chegue a horas
Não há nada pior do que marcar um encontro e ter de esperar. Pode ser importante criar uma regra onde fica definido que a corrida começa às 19h00 em ponto e não se espera por retardatários.

Varie a corrida
Uma grande característica da corrida é que pode ser feita praticamente em qualquer lugar. Ir mudando os locais de corrida e um dia correr nas colinas, outro junto ao campo de golfe, outro ainda numa pista, fará manter o interesse no grupo de corrida. Tenha a certeza que todos sabem onde é o ponto de encontro e a que horas.

Não se queixe
De vez em quando, correr parece puro sacrifício e ninguém quer ouvir queixas sobre cada dor porque isso dificulta ainda mais a corrida. Se quiser falar sobre um problema na sua corrida, questione as pessoas sobre se já experienciaram o mesmo. Por exemplo, se tem uma dor persistente no ombro, pergunte-lhes se já tiveram o problema e o que fizeram para o resolver. Nunca se sabe se não obterá solução sem ter de ir ao médico.

Nunca deixe o mais lento para trás
Se o fizer irá desmotiva-lo/a, e perderá um companheiro de corrida. É uma boa ideia analisar o ritmo de todos e planear a corrida de acordo com isso. Se for um grupo grande, é natural que algumas pessoas corram juntas por terem um ritmo semelhante. Nunca perca de vista o grupo mais lento para que não desencorajem.

Motive os outros
Incentivos são como picos de adrenalina. Já alguma vez correu com a sensação de pernas pesadas e ouviu alguém a dizer “vais bem!”? O peso parece que desaparece! Se souber que está a chegar a uma parte do percurso particularmente difícil, seja tão entusiástico quanto possível para manter os ânimos elevados.

Não domine as conversas
Dê oportunidade a todos para falar, caso contrário ninguém vai querer correr consigo. E pode descobrir que alguns assuntos são tabu, como religião ou política. A corrida é suposto ser relaxante, por isso aborde assuntos ligeiros, a não ser que todo o grupo concorde que se pode debater tudo e entrar em desacordos.

Tome conta da conversa sempre que necessário
Se notar que alguém tem dificuldade em falar enquanto tenta manter o ritmo, seja responsável pela conversa durante algum tempo. Ou, se acharem confortável, corram em silêncio. Às vezes é suficiente apenas ter alguém a correr junto a si. Se for mais rápido que os outros, programe as suas corridas lentas para os dias que vai correr com o grupo. É bom para recuperação, além de que vai ajudar toda a gente a melhorar um pouco para o acompanhar. Se for mais lento que o grupo, e não se importar com a quilometragem, junte-se ao grupo apenas após eles correrem alguns km´s. Assim vai estar fresco para o resto do percurso. Ainda beneficia da corrida em grupo sem sentir que está a atrasar os restantes.

Divirta-se
O melhor aspecto da corrida em grupo é a camaradagem. Faz novos amigos, aprende novas coisas e atinge novas metas. É uma sensação fantástica esperar ansiosamente pela próxima corrida, pois todos sabemos que o tempo passa rápido quando nos estamos a divertir.


(tradução deste artigo)
            

Sem comentários:

Enviar um comentário