terça-feira, 26 de novembro de 2013

I corrida popular de Santa Maria da Feira


Tinha chegado o dia da I corrida popular de Santa Maria da Feira. Apesar de estarmos ambos inscritos, além de mais dois amigos, a Anita teve uma viagem inadiável de trabalho e infelizmente foi forçada a ficar de fora deste evento.

Sendo assim, seríamos apenas 3 a deslocar-nos para esta prova e, por conseguinte, às 8h50 já estava eu nos Carvalhos à espera da Sílvia e do Eurico para irmos juntos para a Feira.

Chegámos cedo, já tínhamos os dorsais que eu tinha ido levantar no dia anterior e, por isso, pudemos calmamente estacionar e ir para um café, onde estava quentinho, e esperar pela hora de voltar ao carro preparar tudo para nos dirigirmos ao local de partida, que seria apenas às 10h30.

 
O mapa do percurso tinha sido disponibilizado pela organização no site oficial do evento e, mesmo não conhecendo bem a cidade, era fácil perceber que nos esperariam algumas subidas e, consequentemente, uns km´s um tanto difíceis.

Assim, mal foi dada a partida, corremos cerca de 100m em plano e lá estava a primeira curva já em subida, para depois ser praticamente sempre a subir até completar o 1º km. 

O percurso, circular, era composto por uma volta inicial de cerca de 4,5 km, passava novamente pelo início, seguida de uma segunda volta um pouco maior, para terminar no mesmo local da partida.


Apesar do frio que aparentava estar, a verdade é que apenas parado na sombra se tinha essa sensação. Como estava sol, bastava estarmos fora da sombra, ou a correr, para que não se fizessem sentir os 10ºC anunciados. Um bom clima para correr, portanto.

Logo de início, o Eurico avisa-me que estavam a contar fazer uma corrida lenta, pois era apenas a segunda vez que entravam num percurso de 10km e sem ser em plano, e que, por isso, eu não deveria ir a acompanhá-los. Apesar disto, decidi manter-me junto deles, por um lado para lhes fazer e ter companhia, por outro para também servir de incentivo a que se superassem. Daí que, sentindo-me bem, marquei um grupo de cerca de 10 pessoas, homens e mulheres, que me pareceu ir com bom andamento mas sem ser demasiado rápido, e segui no seu encalço, deixando o Eurico e a Sílvia uns metros atrás de mim, para a minha esquerda. Ou assim pensava…. 

Ao completar o 1º km, pareceu-me que lá tinha chegado demasiado depressa, mas nem olhei para o relógio. Apenas continuei a correr. Mas o mesmo aconteceu quando cheguei à marca do km 3. Aí comentei com o Eurico: depois da subida inicial, a parte plana e a descida foram boas para chegar aqui rápido. E quando olho para trás na minha diagonal esquerda vejo um desconhecido a responder-me: “pois foi!”. Afinal eles não vinham ali ao pé de mim. Tentei olhar para trás para ver onde estavam mas, com medo de cair, não insisti e, por isso, não os vi. Nesse momento, então, decidi olhar o relógio e constatei que ia a fazer ritmos por minuto bem abaixo do normal e do que queria. Decidi então, porque ainda faltava muito, deixar de seguir o tal grupo e manter-me no meu passo isolado e conservar forças, não fosse correr o risco de não aguentar e ter de parar ou, pior, desistir.

 
O percurso dirigia-se então, nesta altura, para a passagem na partida para a segunda volta mais longa um pouco. E esta segunda volta iniciava-se de forma um pouco diferente da inicial, começando com uma subida mais longa e mais inclinada onde vi algumas pessoas a deixar de correr e caminhar para poder aguentar. Fui seguindo sempre, entrando na parte da volta que era comum à primeira e, a partir do km 6, deu-se algo curioso, que já me tinha acontecido também nas duas S. Silvestre do Porto em que participei: ia sempre próximo de dois participantes – um senhor com ar de mais alguma idade e um rapaz que aparentava a mesma idade que eu – e sucedia que nas subidas eu conseguia manter o ritmo e passava por eles, enquanto que nas descidas eles aceleravam e passavam por mim. Nas partes planas, mantínhamos sempre a distância, indo praticamente lado a lado.

E assim foi passando o resto do percurso, hidratando sempre que necessário – neste ponto a organização esteve excelente, com 4 abastecimentos em 10 km – e apreciando o percurso e aproveitando o sol, até que, após completar o km 8 (o meu relógio marcava 8,15km) começa uma subida longa, muito inclinada, que terminava apenas com a marca dos 9 km. Ou seja, quase 1 km de subida, com inclinação forte, quase a terminar a corrida. Aqui foi dureza e muita gente se viu um pouco aflita. Foi onde perdi os meus companheiros dos últimos km´s. A partir daqui fui sempre sozinho e comecei a ver passar, em sentido contrário, participantes que já tinham terminado e que iam incentivando o pessoal a não desistir, que estava quase. E estava mesmo. Os últimos 500m, em descida para a meta, ao sol, foram uma alegria para todas as pessoas que iam terminando.

Cortada a meta com direito a pose para a fotografia e tudo, paro o relógio e verifico que, apesar do meu abrandamento ao km 3, termino com um ritmo médio inferior ao habitual e com menos 3 minutos nesta distância relativamente ao melhor que já tinha feito. Que surpresa! Não corro com qualquer preocupação nesse sentido, o percurso não era fácil e mesmo assim isto acontece! (mal cheguei ao carro obviamente enviei sms à Anita, que está em paragens bem mais quentes e solarengas, a informar do inacreditável facto)


Fui devolver o chip à organização e receber a medalha de finisher e esperar pela Sílvia e pelo Eurico quando, para surpresa minha e deles (segundo os próprios) reparo que eles também já estavam a terminar, com um tempo não apenas inferior ao que esperavam mas sobretudo inferior ao que tinham feito na primeira prova de 10km, com percurso plano. Como a Sílvia repetiu várias vezes ao longo da viagem de volta: “estou muito orgulhosa!”.

Concluindo, foi mais uma excelente manhã desportiva, numa boa prova, com excelente organização e com um clima agradável, em que sentimos que vale a pena continuarmos dedicados ao desporto, ao prazer que nos dá, a um estilo de vida saudável e que o esforço de sair da cama cedo, com temperaturas baixas, é largamente compensado!

Sem comentários:

Enviar um comentário