domingo, 10 de novembro de 2013

corrida das castanhas - 10 de novembro

Já que ia ficar em Lisboa no fim de semana de 9 e 10 de novembro, o Pedro, não podendo estar cá, mas tendo visto que iria haver uma corrida de 10 km em Monsanto, desde logo me enviou a informação, dizendo: “Aqui está uma provinha em que podes participar no fim de semana que ficas em Lisboa”. Começando pelo tema – “Corrida das Castanhas” – até ao local onde se iria realizar, nem pensei 2 vezes e inscrevi-me quase de imediato.


Apesar da prova estar marcada para as 10h00, o dia começou cedo por várias razões: a entrega dos dorsais seria apenas no próprio dia, entre as 8h00 e as 9h45; eu não conhecia bem o local; e a partida distanciava-se em quase 3 km do local de chegada. Ora, eu queria deixar o carro já perto da meta, sempre seria melhor caminhar até ao local de partida antes da prova, do que voltar ao parque de Monsanto após a corrida…

E assim foi, pouco passava das 8h00 quando saí de casa. Fui com tempo suficiente para poder encontrar estacionamento muito perto da meta (Igreja da Memória) e subir até à Alameda Keil do Amaral (Parque de Monsanto), onde teria que levantar o dorsal. Houve muitas pessoas a fazer o mesmo, pelo que, a minha preocupação de não saber bem qual o melhor caminho para ir até ao local de partida, desde logo se dissipou, bastava ir atrás das dezenas de pessoas que seguiam o mesmo percurso.


Às 9h15 já tinha o dorsal colocado e ainda tive tempo de tirar as fotos da praxe naquele vasto e lindíssimo parque natural! É visita obrigatória, para quem não conhece! A esta hora já andava imensa gente a fazer a sua corrida de aquecimento…eu achei que ainda era cedo de mais...e fui descendo o parque para mais umas fotos e visualizar melhor a paisagem com que me ia deparando. Até que vi uma grande fila para o wc. Para não fugir à regra, lá fiquei a aguardar a minha vez. Quanto menos pesada estiver, melhor! J Apenas depois fiz uma corridinha lenta até ao local de partida para ir habituando as pernas ao ritmo. Faltava 1’ para o início e achei que iria ter muito calor com a camisola interior que levava. Foi nessa hora que a tirei, amarrei-a ao corpo, coloquei os phones e me pus a caminho.


Começamos a contornar o parque pela nossa direita, até que, quase aos 3 km’s voltamos a passar pelo pórtico de partida. A pequena inclinação que logo após havia custou-me bem mais do que no início da corrida, e pensei: “Ui, isto hoje é que vai correr bem! Aos 3 km’s já estou a perder a força nas pernas?!”. Tendo sido mesmo uma pequena subida, afinal, rapidamente recuperei, bem graças ao percurso dos km’s seguintes que, no geral, para além de as árvores refrescarem o percurso com a sua sombra, variavam entre rectas e descidas. Houve umas 2 ou 3 pequenas subidas que, claro, quebravam um pouco o ritmo, mas nada que não se aguentasse bem. Grande descida ao chegar ao Km 5 e pouco depois, o já tão ansiado abastecimento. Até aos 7 km’s, tudo muito tranquilo. Já o km 7, foi o grande sofrimento, com uma subida muito íngreme e que nunca mais acabava. Ainda vacilei e quase me convenci a ir a passo; mas não: reduzi, inevitavelmente, o ritmo, mantendo, no entanto, o passo de corrida…

E como se costuma dizer, “depois de uma grande subida, há sempre uma grande descida”, e os “ditos” raramente se enganam, assim foi até à meta. Ora tamanha descida, convidava-nos a aumentar o ritmo e assim foi, contudo, sem grande exagero, pois os joelhos tanto se queixam em subidas, como no impacto das descidas, e não vale a pena estragar…

No final, a entrega da t-shirt técnica da “Corrida das Castanhas” aos finalistas da prova.
O carro estava mesmo ali ao lado, deu logo para trocar de roupa e voltar ao largo da Igreja da Memória, onde os participantes teriam direito a umas castanhas assadas e água pé.
 

Mais umas fotos e hora de voltar a casa, após um ligeiro desvio, é claro!
Numa localização daquelas, há dois tipos de tentação: comprar uns pastéis de Belém ou uns croissants no famoso Careca. Optei pelo croissant e, agora sim, a missão estava cumprida. J




Sem comentários:

Enviar um comentário