terça-feira, 5 de março de 2013

open bom cãoportamento de agility - 2 março 2013

No fim de semana passado realizou-se o primeiro open Bom Cãoportamento de agility.

Apesar de o nosso cão mais novo ainda não ter a licença desportiva necessária para participação oficial em provas, a organização aceitou amavelmente que participássemos como “cão branco”, fazendo assim a estreia do Grifo em ambiente de prova.
Participámos apenas no sábado, tendo realizado 4 pistas: 2 mangas de agility grau 1, uma manga de agility grau 2 e o jumping grau 2.

Grau 1

As pistas do juiz Domingos Carneiro eram acessíveis mas não simplistas. Obrigavam a atenção na condução, apresentavam pequenos problemas para resolver e incluíam situações em que seria necessário controle.
Na primeira pista, um problema na realização do slalom, o obstáculo em que ainda não temos total segurança: a entrada, não sendo fácil, foi perfeita, mas o Grifo saiu uma porta antes do fim, obrigando a voltar atrás e repetir. Na segunda passagem foi perfeito. No resto da pista, impecável. Reagiu sempre que foi chamado, libertou o passo na corrida, fez uns excelentes contactos. Apenas perdeu um pouco de tempo na saída de um dos contactos pois ia procurar a recompensa, habitual nos treinos.
A segunda pista foi a perfeição: total controle nos chamamentos e nas viragens, contactos mais uma vez perfeitos, já não perdeu tempo na saída dos contactos e um slalom muito bom, com uma entrada difícil mas que acertou, realizado até ao fim, apenas sem velocidade máxima. Tempo muito bom, mesmo comparando com cães standard.

Grau 2

Julgadas pelo juiz Filipe Vilhena, as pistas de grau 2 eram de maior dificuldade, obrigando a um grande controle e pormenores de condução que não permitiam desconcentrações.
No agility estivemos mais uma vez perfeitos. O Grifo sempre atento às minhas indicações, reactivo, contactos excelentes. Apenas a velocidade podia ser melhor. Temos de treinar mais para ele se soltar e perceber que pode andar mais rápido. Mesmo que isso me traga dificuldades para o acompanhar.
No jumping, iniciámos bem, o cão virou logo à minha indicação após o segundo salto, mas um erro posicional meu levou a que lhe tapasse um pouco a visão da entrada do slalom, fazendo com que ele passasse para o lado errado, sendo marcada recusa. Mesmo assim, mal o chamei para corrigir, rapidamente se recolocou, entrou no slalom e realizou-o até ao fim em bom ritmo. O maior problema deste erro que cometi verificou-se no final do slalom. Desconcentrei-me e atrasei a minha deslocação para me posicionar para os dois obstáculos seguintes, tendo sido obrigado a realizar uma manobra de recurso com dois “cruzamentos por trás”. Que mal! Felizmente, o Grifo foi fantástico e não acusou esta má condução da minha parte, fez os dois saltos conforme lhe indiquei e entrou no túnel. Aqui reagrupei, voltei a concentrar-me e daí até final da pista foi sempre a correr, sem falhas na condução e com o cão sempre a acompanhar as minhas indicações. No final, mais um bom tempo.


Concluindo, foi uma excelente estreia em ambiente de competição. O Grifo não acusou a diferença de ambiente e eu mantive a calma. Duas pistas zeradas em 4 tentadas, uma delas no grau 2, uma pista apenas com uma recusa e por falha minha e uma outra com uma saída do slalom já no final. Foi um bom resultado.

Acabámos o dia satisfeitos. Podemos acreditar que estamos no bom caminho. Só temos de continuar a treinar!

Sem comentários:

Enviar um comentário