terça-feira, 5 de março de 2013

duatlo famalicão - 3 março 2013

Chegámos a Famalicão pelas 9h20, para fazermos a nossa estreia num duatlo. O clima estava perfeito, o sol brilhava, o céu estava limpo, não havia vento.

Depois de uma pequena dificuldade para levantamento dos dorsais, fruto da nossa inexperiência, lá voltamos ao carro para prepararmos tudo para entrar no parque de transição, onde deixaríamos as bicicletas.

Feita a verificação técnica por parte da organização, entrámos no parque de transição, colocámos as bicicletas e os cestos, protegemos a mão do Pedro com mais uma ligadura e ainda tivemos tempo para ir tomar um café e tirar umas fotos.

Após estes minutos, dirigimo-nos (já a correr para desempenar os músculos) para o local da partida da primeira parte do percurso: os primeiros 5 km´s de corrida. Como sempre, o nosso objectivo não é competição, por isso ficámos na traseira do pelotão, sem stress, onde ainda houve tempo de ajudarmos uma atleta que estava com problema nos cordões, tirarmos umas fotos a um casal que estava ao nosso lado e podermos apreciar todo ambiente envolvente.
Um pouco depois da hora marcada, deu-se a partida. O circuito de corrida localizava-se no parque da devesa, local muito bonito e agradável, iniciando-se com uma subida que, não sendo difícil, já obrigava a um esforço extra.

Duas voltas depois, realizadas em 27m50s, entrámos no parque de transição para pegar nas bicicletas e iniciar a segunda etapa do percurso, os 20 km´s de btt. Este percurso tinha um início bem mais duro que o da corrida. Os primeiros metros, onde os músculos ainda se estão a adaptar ao esforço diferente do anterior, eram realizados numa subida íngreme, que parecia não terminar, apesar de não serem mais de 700-800 m. 

O percurso de btt tinha passagens por locais que tinham tanto de bonito como de divertido. Subidas em terra ou em pedra que obrigavam a puxar pelo corpo, descidas rápidas, single tracks ágeis, pequenos drops que nos alegravam. Até por lama e um pequeno curso de água passámos. A primeira volta a este circuito foi um pouco demorada, por um lado pelo aglomerado de participantes que ainda rolavam juntos, por outro porque a pouco mais de meio os primeiros prós começavam a passar por nós, levando-nos, logicamente, a respeitar a sua prioridade e competitividade. De salientar que nenhum nos desrespeitou nem nos «obrigou» a nada. A segunda volta foi bem mais rápida, mas também mais divertida de fazer. 

Assim, estávamos de volta ao parque de transição para deixar as bicicletas e realizar a última volta de corrida ao parque.
 
Mais uma vez, e já com vários km´s nas pernas, iniciámos a subida e, surpreendentemente, pareceu-nos mais fácil que das duas vezes anteriores. Após a subida, faltava a descida e a volta para o percurso plano em direcção à meta. Conseguimos manter um bom ritmo e ainda tivemos oportunidade de incentivar um participante que ia em algumas dificuldades, sozinho pois os seus parceiros de equipa já tinham terminado a prova, levando-o connosco e conversando com ele até à meta.

Terminámos a prova com um tempo de 2h06m, o que para estreia e tendo em conta a nossa atitude, nos deixou bastante satisfeitos.

Consideramos que a prova foi bastante bem organizada, com os percursos muito bem sinalizados e com pessoal de apoio ao longo de todo o caminho.

Apenas um ponto a melhorar: identificação dos balneários masculinos vs femininos, pois, sem isso, as meninas verificaram que os 3 balneários disponibilizados estavam todos ocupados com rapazes. O problema foi resolvido uns 5’ depois, uma vez que o responsável pelo pavilhão, apesar de não estar previsto, acabou por abrir um 4º balneário.

Resumindo, foi uma manhã bem divertida e agradável, de onde voltámos bastante animados e fãs desta modalidade. Se tivermos oportunidade, voltaremos a entrar num evento idêntico.

Sem comentários:

Enviar um comentário