segunda-feira, 25 de março de 2013

porto anti stress 24 de março



Mais uma manhã semelhante a tantas outras (quase todas): acordar um pouco antes das oito, tomar o pequeno almoço, por forma a dar tempo a fazer bem a digestão antes do exercício, e ir tratar dos cães. Nada de novo, a não ser a chuva e vento.

Saímos de casa pelas 9h15 e lá fomos a caminho do parque oriental, em campanhã, onde se realizava mais um “porto anti stress”, iniciativa da runporto.com.

Quando chegámos, a primeira coisa a fazer foi ir buscar as nossas t-shirt personalizadas, pois não pudemos ir aos últimos dois dias desta iniciativa e, por isso, ainda não as tínhamos.
Depois, voltar ao carro, trocar de roupa e entrar no pavilhão onde faríamos o aquecimento. 

Apesar das más condições climatéricas, foi grande o número de presenças em mais um dia deste anti stress. E ainda bem, pois já muito perto da hora de início, já a chuva tinha parado e o sol começou a aparecer, brindando-nos com um resto de manhã bem seco e ameno.

Esta iniciativa tem duas vertentes: a caminhada e a corrida. E esta última duas opções: mais rápida (<6min/km) ou mais lenta (>6 min/km). Pois foi aqui que começou a nossa preocupação. Qualquer que seja a opção tomada, é sempre feita com acompanhamento de pessoas ligadas à organização, neste caso à runporto.com. Desde o aquecimento, orientado, atá à corrida rápida, há sempre alguém que ajuda, incentiva, orienta cada um dos grupos formados de acordo com o objectivo. 

Enquanto aquecíamos, verificamos que lá se encontravam as pessoas que habitualmente orientam a caminhada e também as pessoas que marcam a corrida rápida. Não víamos onde estavam as pessoas que habitualmente guiam a corrida mais lenta. 

Acabado o aquecimento, já o grupo da corrida rápida tinha saído, continuávamos sem ver quem guiasse o outro grupo de corrida. Foi então que uma das pessoas da runporto, que normalmente orienta a fase final destas manhãs, com alongamentos e exercícios de arrefecimento, se dirigiu a nós, por nos ter reconhecido de outras participações nestas manhãs com o grupo lento, e nos convidou a guiar esse mesmo grupo. Foi, além de um excelente voto de confiança, um privilégio para nós poder ajudar! E acreditamos que o fizemos bem!

Instruíram-nos sobre o que se pretendia, como ritmo e tempo total, dando-nos indicação de no final voltar ao pavilhão para os exercícios finais orientados. Assim, reunimos todo o grupo para a corrida lenta (8 pessoas, contando connosco) e partimos  para umas voltas ao parque oriental, com saída para um dos lados para não tornar a coisa muito monótona, sendo sempre nossa preocupação unificar o grupo, incentivando quem perdia um pouco o ritmo – havia duas estreias – e sobretudo não deixar que ninguém se sentisse frustrado. E, se possível, que todos se divertissem. 

Percorremos um total de 6,2 km em 37 minutos, entrando então no pavilhão para umas voltas dentro do mesmo para baixar o ritmo e depois realizámos os tais exercícios finais de alongamento, já devidamente orientados.

No final, as fotos da praxe, incluindo umas já com as novas camisolas, as despedidas e a certeza de mais uma excelente opção de ter saído de casa com o mau tempo que estava para afinal passar uma excelente manhã com um lindo dia!

Para terminar, queremos apenas deixar um agradecimento pela confiança em nos terem deixado guiar este pequeno grupo. Esperamos que todos tenham gostado!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário