sexta-feira, 28 de agosto de 2015

rota do bacalhau (31 de maio)



A rota do bacalhau começa a ser quase ponto obrigatório. Desde que comecei a pedalar, e descobri este evento, participei todos os anos. Num dos meus locais favoritos do país (a região de Aveiro, neste caso especificamente o concelho de Ílhavo), e com excelentes percursos na natureza, apenas isso seria suficiente para ir. Mas a rota do bacalhau é um evento 100% solidário, com a totalidade dos valores de inscrição (que tem apenas uma modalidade, não há alternativa de km e jersey e almoço estão incluídos, sem possibilidade de os descartar, e, consequentemente, com um preço fixo) a reverter para a Obra da Criança. A organização do Rotary Clube de Ílhavo e todos os seus patrocinadores assim têm garantido!

Este é um dia que começa sempre bem cedo, desta vez com uma manhã tímida, que à primeira vista não deixava perceber se penderia para um clima quente ou mais fresco. Apostei em roupa leve e ainda bem, pois acabou por ser um dia de sol e calor, à semelhança dos anos anteriores.

O percurso nunca desilude, com áreas para todos os gostos: partes técnicas, sinuosas, subidas íngremes e curtas, outras mais ligeiras e longas, descidas mais fáceis, outras mais complicadas, e muita zona para pedalar, pedalar, rolar, quase sem descanso. Este ano, porém, havia demasiada areia. Além de mais cansativo (e de, em alguns pequenos trechos, nem dar para ir em cima da bicicleta) estraga mais o material (que não é barato e ninguém está em situação de desperdiçar €€).

fotografia de Paulo Moreira

Os abastecimentos, bem distribuídos, são também bem guarnecidos, com águas, sumos, colas, salgados vários, frutas e doces. Torna-se quase obrigatório fazer uma paragem em cada um deles, mesmo não havendo necessidade de descansar, apenas para repor alguma energia ou pelo menos para ver o cuidado existente na garantia que ninguém sinta falta de nada.

Os banhos, apesar de serem numa escola, têm sempre água quente para todos e o almoço, o célebre bacalhau assado com presunto, acompanhado por batata e salada, com bebidas e sobremesa, foi mais uma vez de grande qualidade e superiormente confeccionado. Após o café, e apesar da vontade de passar a tarde a passear ao sol, era tempo de voltar a casa, já com pena de aquele evento ter terminado! 

Se tudo correr bem, até para o ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário