quinta-feira, 24 de julho de 2014

trail GD 4 Caminhos (8 de junho)


Estava na hora de completar mais um mini ciclo. O trail do GD 4 caminhos de 2013 foi o primeiro trail em que o Pedro participou. Por esse motivo, não queria deixar de estar presente na edição de 2014. Desta vez, fruto quase de um acaso, a Anita também iria estar pelo Porto na data de realização deste evento, por isso esperávamos ansiosamente a chegada do dia.

fotografia de Runners.pt
Desta vez não conseguimos ir tão cedo como é nosso hábito, mas apesar disso tivemos sorte em arranjar um bom lugar para estacionar enquanto a entrega dos dorsais decorria de forma rápida e eficiente, como sempre acontece nos eventos deste clube.


Depois de devidamente equipados fomos para o local de concentração dos atletas, onde pudemos começar a fazer as primeiras fotografias mas sobretudo pudemos cumprimentar os vários amigos que já temos neste mundo das corridas. Adicionalmente, pudemos incentivar a partida dos atletas do percurso longo, entre os quais estavam alguns desses amigos. Sim, é verdade, nós continuamos a inscrever-nos sempre nas distâncias mais curtas disponíveis em cada evento. O desafio para nós continua a ser apenas participar e enfrentar as dificuldades. Pode ser que um dia as distâncias comecem a aumentar… mas, para isso, seria preciso mais dedicação, com treino frequente, para o qual não só não temos disponibilidade. Além disso, esse nunca foi o nosso objectivo.


Sempre relaxados assistimos à partida dos aventureiros mais corajosos e em seguida foi a nossa vez de passar pelo controle zero e aguardar a hora da nossa própria partida. Entretanto, mais umas fotos e cumprimentos. Esta é de facto uma das razões que nos leva a participar nestes eventos: o convívio.

A esta hora o dia estava um pouco encoberto, mas quente. Sabíamos que os primeiros km iriam ter algumas subidas (que depois verificámos ser mais um sobe e desce constante, sempre ganhando altitude, muito duro) e a temperatura teria tendência a aumentar, o que fazia adivinhar grandes dificuldades logo desde início, o que se veio a confirmar.


Sempre ao nosso ritmo, sem preocupações de tempos, e aproveitando cada oportunidade para uma fotografia ou para simplesmente apreciar a paisagem, fomos sempre ultrapassando os km até atingirmos o primeiro abastecimento, onde fizemos a primeira pausa para descansar um pouco enquanto bebemos um isotónico e comemos umas frutas. Neste ponto, ainda pudemos conviver com mais dois amigos, a Ana Luísa e o Ricardo, que neste evento não puderam participar mas que escolheram ir fotografar e apoiar todos os adeptos do trail e das aventuras.

fotografia de Ricardo Vieira
Com as baterias recarregadas, partimos em direcção à segunda metade do nosso desafio. Single tracks, mais paisagens deslumbrantes, uma constante nesta região, terrenos difíceis, com alguma água e descidas em caminhos de pedra, não esquecendo mais algumas subidas. 


Junto ao rio, passam por nós os 3 primeiros classificados do percurso longo. Com praticamente o dobro dos km nas pernas, relativamente a nós, é impressionante ver o ritmo a que correm, quase como se estivessem a começar, dir-se-ia mesmo frescos (e não pelo clima). Também dá gosto ver a técnica como correm e ultrapassam as irregularidades e instabilidade do terreno. Demos umas palavras de força, deixámos rapidamente de os ver e prosseguimos com o nosso percurso.

A vantagem de escolhermos as distâncias mais pequenas, e neste caso particular eram apenas 10 km, é que quando começamos mesmo a ficar cansados, quando começa a custar arranjar mais vontade e energia para continuar, eis que temos a meta à vista, ou quase. Ainda faltava mais um pequeno ziguezaguear em single track com descida e subida, onde já se encontravam pessoas a dar o incentivo final, para logo depois entrarmos no asfalto da rua, atravessando-a e entrando na escola onde estava o pórtico indicativo de final de corrida. E onde já estavam também os nossos amigos da fotografia, que estavam tão ou mais alegres quanto nós por nos verem terminar mais este desafio.

fotografia de Ana Luísa Xavier
Aproveitámos ainda o reforço alimentar da meta para repor níveis de energia e de hidratação, enquanto íamos conversando com quem já tinha terminado e com quem ia chegando também, antes de usufruirmos dos banhos quentes e trocarmos de roupa para também nós nos colocarmos ao lado da meta, por forma a poder aplaudir quem terminava a prova e alegrarmo-nos também com todos os que conseguiam completar o seu próprio desafio.

fotografia de Ricardo Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário