quinta-feira, 24 de julho de 2014

corrida do oriente (1 de Junho)


Enquanto o Pedro participava na Rota do Bacalhau, em Aveiro, eu, para os lados de Lisboa, participava na 13ª Corrida do Oriente, também esta uma corrida 100% solidária. Isto porque o valor das inscrições reverte totalmente para fins sociais, por um lado para pagar a construção da igreja de Nossa Sra. dos Navegantes, por outro para apoiar a associação Navegar, sem fins lucrativos e que desenvolve trabalho social junto de comunidades de crianças e jovens em Portugal e em S. Tomé e Príncipe.

É literalmente num ambiente de festa que, ainda na véspera da corrida, se faz o levantamento dos dorsais. Na zona do secretariado, mesmo junto à Igreja e muito próximo do Passeio dos Heróis do Mar, local de partida e chegada da corrida, há espaço para as festividades do “Arraial dos Navegantes”, festa popular onde as barraquinhas de petiscos, a música ambiente e o palco para os concertos não podem faltar.


Sendo o 2º ano consecutivo a participar neste evento, desta vez desloquei-me de carro para o local. Foi bem mais cómodo, com a vantagem adicional de não ter que acordar tão cedo. Ainda assim, cheguei com relativa antecedência para, com calma, poder estacionar o carro, pôr protetor, dado o quente sol que já se fazia sentir e que se previa vir a aquecer mais, e deslocar-me ao local de partida sem preocupações. De todos os lados se via pessoas equipadas seguindo a mesma direção: sozinhas ou em grupo, entre amigos ou em família, jovens e mais velhos. Este é, sem dúvida, exemplo de uma ação que junta cada vez mais pessoas de variados géneros e faixas etárias, cada uma com os seus objetivos: solidários, sociais, familiares, desportivos…

Com céu limpo e um sol brilhante, no Passeio dos Heróis do Mar, mesmo entre a Igreja de Nossa Sra. dos Navegantes e os imensos jardins existentes naquela zona do Parque do Tejo, eis quesoou o tiro de partida, já depois das típicas fotos de toda a envolvente.


O percurso era muito semelhante ao do ano anterior. Aparentemente sem grandes dificuldades técnicas, seguimos rumo à Via do Oriente, para depois irmos em direção à Av. D. João II, onde nos mantivemos até à Praça do Príncipe Perfeito, na qual descemos em direção à Alameda dos Oceanos, seguindo ainda em direção a Sul até quase ao final da Alameda, local onde viramos a marcha em direção, novamente, ao Parque do Tejo.  O caminho de regresso foi já através do Parque das Nações e mais perto do rio. Não obstante a teórica baixa dificuldade do percurso, o uso de boné e os 3 abastecimentos de água ao longo dos 10 Km’s, senti a já habitual baixa tolerância ao intenso sol e muito calor que se fez sentir. Ainda assim, procurando molhar o corpo sempre que possível ao longo do percurso, consegui chegar ao final por entre bombos que esperavam, alegremente, os finalistas na meta.

Hora de alongamentos, de hidratar, de mais umas fotos e de relaxar nos extensos e verdejantes jardins do parque, de onde, por sinal, se pode apreciar uma deslumbrante vista pelo rio Tejo e extensa Ponte Vasco da Gama. Um local, sem dúvida, muito agradável e que sugiro a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário