quarta-feira, 5 de junho de 2013

corrida do oriente - 2 de Junho (Anita)

Aproveitando um fim de semana por Lisboa, e havendo uma corridinha para participar e representar a P&A Team, decidi inscrever-me mesmo pensando que iria ser mais um verdadeiro desafio: correr 10 km’s no dia seguinte ao evento anual da empresa, que, por regra, nos deixa sempre com um grande défice de energia, quer pelas atividades que se desenvolvem, quer pelas poucas horas que se dormem. 

Para quem não sabe, as receitas desta prova revertem integralmente para fins sociais, destinando-se este ano à Associação NAVEGAR, que desenvolve a sua ação social em Portugal e São Tomé e Príncipe através da formação e dinamização de voluntariado jovem, e à construção da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações. É uma ação direcionada para toda a gente: individuais, equipas, crianças, famílias, dado que existem 3 provas possíveis:

o  Prova Principal: Corrida de 10 Km’s (certificada e cronometrada individualmente por sistema de chip)
o    Corrida para Conviver: Corrida/Caminhada de 2 Km’s (para todas as idades)
o    Corrida Mini: prova com 500 metros (para crianças dos 6 aos 10 anos)

Estando sem carro em Lisboa, e sendo a partida algo distante das paragens de metro mais próximas, para não arriscar, decidi ir de táxi. Não foi por isso que o tempo foi melhor aproveitado, dado que o taxista não sabia onde ficava o ponto de partida e as poucas referências que lhe poderia dar, ele desconhecia. Afinal, o Parque das Nações é gigante... Foi assim que aproveitou para dar uma grande volta e faturar mais uns eurozitos... Acabei por sair um pouco antes do local pretendido, para que ele não se metesse no meio da confusão que já se fazia sentir. Uma confusão animadora, pois já dava para perceber que a adesão ao evento iria ser grande. Com isto, acabei por perceber que a hora da saída se aproximava a passos largos. Eram 9h45m e ainda tinha que me encontrar com uma colega para que ela me guardasse o saco da muda de roupa (isto de ir sem carro, tem os seus inconvenientes). Entre o barulho da música e a quantidade de pessoas que estavam a acumular-se no recinto, o encontro não estava a ser fácil, mas, a uns 5’ da partida lá estavam as coisas entregues, a foto da praxe tirada e já aliviada por saber que não teria que correr com um saco às costas.


Logística tratada, dirigi-me imediatamente para a partida, situada no Passeio dos Heróis do Mar. Com o atraso matinal que houve, já não tive a oportunidade de dar uma corridinha de aquecimento para habituar (ou enganar) os músculos... Pelos menos uns alongamentozitos deu para fazer nesses minutinhos finais.


Ainda não marcavam 10h no meu relógio e ouve-se o tiro da partida. À semelhança das provas em que temos participado, não fiquei muito à frente, pelo que o início da prova teve de ser a passo, contudo, à passagem do pórtico, a corridinha ligeira já se conseguia começar a fazer.

Estava um verdadeiro dia de Verão. A meteorologia previa 30 graus e o aperto do calor fez-se sentir durante todo o caminho. Ao contrário do que pensava, ainda havia umas subidas que, apesar de não muito longas e não muito inclinadas, eram o suficiente para quebrar o ritmo de quem fazia esta corrida debaixo de um sol abrasador. Cada Km estava sinalizado e a contagem decrescente estava demorada.


A dificuldade não tinha bem a ver com grandes problemas de resistência física ou respiratória, mas com o calor que se fazia sentir. Valeu, e bem, a existência de 2 abastecimentos de água, sensivelmente aos 4 e 7 km’s. Apesar da dificuldade, mantive sempre o ritmo mais ou menos constante, tendo, apesar de tudo, terminado a prova na média que tem vindo a acontecer: 10,38km em 58m26s. 

Mais uma vez, cheguei à tão ansiada meta com orgulho de ter superado mais uma prova. No final, a verdade é que o cansaço rapidamente atenua, principalmente quando, enquanto se faz os alongamentos necessários, se visualiza o belo cenário em redor: animações na meta; jardins verdejantes repletos de pessoas bem dispostas; muita cor à mistura; o extenso rio Tejo e a interminável ponte Vasco da Gama ao fundo...


Mais um evento, na minha perspetiva, de sucesso, quer em termos de organização (entrega de dorsais, abastecimentos, sinalização do percurso, informação prévia, etc), quer pela visível adesão, o que faz com que, tendo a oportunidade, sem dúvida que não hesitarei em voltar a participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário