terça-feira, 7 de maio de 2013

troféu de orientação Sálvio Nora (27 de Abril)


Dia de mais uma prova de orientação!

Apesar da nossa pouca experiência neste tipo de competição, não se tratou de um desafio novo para nós: não só já tínhamos participado em provas organizadas pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, como também já o tínhamos feito no parque do Carriçal, em Matosinhos, local onde se voltou a realizar esta prova. Nesse sentido, estando o evento marcado para as 10h00, decidimos não sair demasiado cedo de casa e, por voltas das 9h30, pusemo-nos a caminho. Em 15 minutos estávamos no local. Como é regra, fomos desde logo levantar os chips, onde verificamos que seríamos dos primeiros a partir: 10h04 e 10h06. Voltamos ao carro para acabarmos de nos equipar e voltamos ao local de partida. Neste momento, facilmente nos apercebemos que a organização, na esperança de ver chegar mais participantes, foi atrasando o horário de partida. Depois, verificamos ainda que, apesar das ordens emitidas pelo programa, bastava dirigirmo-nos ao local de partida para começarmos a prova, sendo a única regra, cada participante ou equipa, sair com um espaçamento de 2 minutos.



Já perto das 11h00 lá partimos simultaneamente. Apesar de termos inscrições individuais, preferimos fazer o percurso em conjunto. Só aí tivemos acesso ao mapa e, fazendo uma rápida análise, partimos em busca do 1º check point.

O percurso que escolhemos foi o de dificuldade média, que era composto por 2,1 Km e 16 pontos. O mapa estava bastante bem elaborado, muito percetível, tendo a zona habitacional existente ajudado bastante a ler este percurso. Conseguimos encontrar todos os locais marcados com relativa facilidade, tendo apenas, por pura distração, perdido algum tempo após o 5º ponto, em que, não nos perguntem porquê, fomos em direção ao 8º, em vez de nos deslocarmos para o 6º! Rapidamente detetamos o engano e seguimos novamente a rota correta. A partir daí não houve mais problemas. E foi assim que, com grande satisfação, em 22,11 minutos terminamos esta prova. Dada a pouca experiência neste tipo de eventos, consideramos que foi um excelente tempo, principalmente porque estávamos a concorrer com atletas federados. Prova do nosso bom desempenho, é o facto de, até bem perto da entrega de prémios estarmos no pódio (3º lugar) e ainda termos tido a esperança de que assim se mantivesse, contudo, acabamos por ficar em 4º e 5º lugar, o que, ainda assim, não foi, de todo, um mau resultado. Como novatos nestas andanças, ainda fomos “entrevistados” por um dos elementos da organização, onde mostramos o nosso contentamento por termos participado neste evento.


Mais um desafio superado, num lindo e agradável dia de sol, que convida mesmo à prática de atividades ao ar livre.

Os nossos parabéns à organização, que incentiva e procura encontrar novos adeptos da modalidade. A nós já nos convenceram e, havendo a oportunidade, estaremos presentes novamente.



Sem comentários:

Enviar um comentário